sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

LUIZ MILANI & IRMÃO - COMERCIANTES E INDUSTRIAIS




Nos anos 1930, a família Milani tinha grande importância no cenário social e econômico de Jundiaí; eram industriais e comerciantes; seus escritórios localizavam-se à Rua do Rosário, no centro de nossa cidade. 


Nestes anúncios, publicados pela imprensa nos anos 1930, a empresa falava de seu "afamado sabonete Meia-Lua nº 1, o preferido das pessoas de bom gosto". Ao final deste post, outro anúncio da empresa, também dos anos 1930 que anunciava o breve lançamento de um creme dental e de um pó de arroz.

Para os mais jovens, que talvez nunca tenham ouvido falar em pó de arroz, vale lembrar que este era uma espécie de talco  utilizado principalmente para maquiagem. Não é feito de arroz, nem tem relação alguma a ele; esse nome popularizou-se no século XIX, quando o pó de arroz era muito usado pelas mulheres para deixar a pele mais clara, praticamente branca - da mesma cor do arroz.

É interessante notar que, no mesmo anúncio,  falava-se de produtos de toucador e de secos e molhados, ramos em que também atuava. Os publicitários de hoje certamente não gostariam de anúncios como estes...





Nenhum comentário:

Postar um comentário