sábado, 17 de fevereiro de 2018

O FALSO MÉDICO PRESO EM 1932 E O LEITE DE MAGNÉSIA DE PHILLIPS

Em 2 de abril de 1932, a imprensa noticiava a prisão, aqui em Jundiaí, do alemão Roberto Stall, que residia à rua XV de Novembro.

Stall, apresentando-se como massagista, atraiu uma numerosa clientela. Com sua atenção chamada pelo movimento na casa do alemão, a Polícia investigou e encontrou na casa aparelhos médicos e receituários, através dos quais prescrevia remédios para diversos males - isso caracterizava o crime de exercício ilegal da medicina. Será que ele receitava o Leite de Magnésia de Phillips, que era anunciado nessa mesma data?

Quase 90 anos depois, ainda encontramos charlatães dessa espécie atuando em nossa cidade. Já o Leite de Magnésia de Phillips continua à venda, firme e forte, desde 1873, quando foi criado pelo farmacêutico inglês Charles Henry Phillips radicado na cidade americana de Stamford, estado de Connecticut. O produto  começou a ser fabricado  no Brasil em 1930, mas as embalagens ainda eram importadas. Somente a partir de 1949, a Cisper (atual Owens-Illinois) passou a fornecer os tradicionais frascos azuis; a empresa era a única que possuía tecnologia para fabricar vidros dessa cor no país.  Hoje o produto é fornecido em frascos de plástico, também na cor azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário