domingo, 11 de fevereiro de 2018

JOAQUIM ANTÔNIO LADEIRA: UM PROFESSOR ILUSTRE

Joaquim Antonio Ladeira nasceu em 02 de maio de 1864, em Campinas. Era filho de Antonio Maurício Ladeira e Maria do Carmo Martins Ladeira, sendo o terceiro filho de quinze irmãos.

Aos dezenove anos foi estudar em São Paulo na Escola Normal, concluindo seus estudos em 1889. Nesse mesmo ano, inicia suas atividades como professor na cidade de Campinas.



Casou-se a 09 de dezembro de 1893 com Maria do Carmo Pedroso Ladeira; dessa união nasceram onze filhos: Alcino, Acílio, Amaury, Abelardo, Auxiliadora Maria, Alayde, Adoniro, Alina, Adiles, Aracy e Armênio.

Seu filho Adoniro foi uma figura ilustre em nossa terra: professor e advogado dá seu nome a uma escola em nossa cidade. 

Em 1892 veio para nossa cidade, tendo se aposentado em 1931 como Diretor do Grupo Escolar “Cel Siqueira de Moraes”. Suas atividades não se limitaram ao ensino, como mostra a publicação ao lado, de 1928, que noticia sua nomeação para o "Conselho de Assistencia e Protecção aos menores".

Faleceu repentinamente em 20/03/1933, em Jundiaí, onde se encontra sepultado.  Seu enterro saiu da Praça João Pessoa, antigo nome do atual Largo de São Bento - provavelmente vivia ali.

Dá seu nome a uma escola da vizinha cidade de Louveira, de cujo acervo  vieram as informações para criação deste post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário