quarta-feira, 21 de março de 2018

O "GYMNASIO HYDECROFT" E O VELHO QUARTEL DO EXÉRCITO NO CENTRO DE JUNDIAÍ

Já falamos em posts anteriores dos quartéis do Exército em nossa cidade, o antigo, já demolido, no centro da cidade e o atual na Vila Rami

Recentemente encontramos uma notícia publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo de 14 de dezembro de 1917, dando conta da aquisição, pelo governo federal, do prédio onde seria instalado o quartel do centro da cidade. 

No prédio, funcionara desde 1909 o "Gymnasio Hydecroft", que  chegou a ser dirigido pelo Prof. Luiz Rosa, conhecido educador. Além dos cursos regulares, o Hydecroft mantinha  preparatórios para os cursos superiores. 


O Hydecroft funcionava em S. Paulo, à Rua Bento Freitas e transferira-se para Jundiaí fugindo de surtos de febre tifoide e de outras doenças que aconteciam na capital, onde era conhecido como "Collegio Inglez" - o anúncio ao lado foi publicado em dezembro de 1914. Entre seus professores (1909-1916) esteve Mário Guimarães, que deixou o cargo para ingressar no Ministério Público, tendo mais tarde sido ministro do STF - o grande Fórum Criminal situado no Bom Retiro, na cidade de S. Paulo, leva seu nome. 

A imagem ao lado mostra outro anúncio do
Hydecroft. O prédio que é mostrado ali não é o de Jundiaí. 

O time de futebol daquela escola, cuja foto aparece abaixo,  foi o primeiro time do interior do Estado de São Paulo a disputar um Campeonato Paulista, em 1914. Antes destacara-se em jogos contra equipes de outras escolas, dentre elas o da Escola Americana (hoje Mackenzie) e Colégio de S. Bento, ambos de S. Paulo. Enfrentara também o time da Escola Agrícola, hoje ESALQ/USP, de Piracicaba.

O time (Hydecroft Football Club) fora fundado em  1907; seu uniforme era branco e seu escudo era uma estrela vermelha com a letra H maiúscula branca no centro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário