quarta-feira, 5 de junho de 2019

ROMEU PELLICCIARI - UM GRANDE NOME DE NOSSO FUTEBOL

Um grande astro do futebol brasileiro,  Romeu Pellicciari nasceu em nossa cidade, no bairro de Vila Arens, em 26/3/1911 e faleceu em S. Paulo em 15.7.1971.

Foi um dos maiores jogadores de nosso futebol: em 1938, os leitores do jornal "O Imparcial", do Rio de Janeiro, elegeram os melhores jogadores de cada posição; Romeu foi o segundo colocado entre os meias direitas, perdendo para Leonidas da Silva, que alguns até hoje julgam o melhor jogador brasileiro de todos os tempos. Naquela época Romeu jogava pelo Fluminense.

Em nossa cidade jogou pelo tradicional S. João FC., de onde transferiu-se para o Palestra Itália, hoje Palmeiras, em 1930.

Pelo Palmeiras ganhou diversos campeonatos, entre eles 3 paulistas e o Torneio Rio-S. Paulo; fez 165 jogos por esse clube, tendo marcado 106 gols. 

Jogou pela Seleção Paulista, tendo sido bicampeão brasileiro em 1933 e 1934. 

Em 1935, transferiu-se para o Fluminense, onde também ganhou diversos campeonatos, tendo jogado 202 partidas e marcado 90 gols. 

Apesar de baixo e um tanto quanto gordo, jogava sempre com objetividade,  com imenso repertório de dribles inesperados e lançamentos precisos e acabou chegando à Seleção Brasileira, pela qual jogou a Copa do Mundo de 1938, na qual conquistou o 3º lugar; pelo Brasil,  foram 13 jogos e 3 gols. Pela sua atuação na Copa recebeu diversos convites para jogar no exterior, mas preferiu permanecer no Fluminense.

Talvez por ser calvo, jogava sempre usando um gorro. A foto abaixo mostra-o na Seleção: é o oitavo da esquerda para a direita. Aparecem também outros grandes nomes de nosso futebol, como Domingos da Guia (2º) e Leonidas da Silva (9º), à época jogadores do Flamengo. 



Em 1942 voltou para o Palmeiras, tendo sido novamente campeão paulista daquele ano; antes de encerrar a carreira, teve uma breve passagem pelo Comercial de Ribeirão Preto. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário