segunda-feira, 25 de junho de 2018

ADONIRO LADEIRA - UM EMINENTE PROFESSOR E CIDADÃO

Adoniro Ladeira nasceu em Jundiaí no dia 06/03/1909, filho do ilustre professor Joaquim Antonio Ladeira e de Maria do Carmo Pedroso.

Fez o curso primário no então Grupo Escolar Cel. Siqueira Moraes o secundário no Ginásio Diocesano de Campinas. No Ginásio Culto à Ciência, da mesma cidade, bacharelou-se em Ciências e Letras em 1929. 

Cursou Pedagogia e Didática na Escola Normal Carlos Gomes em Campinas, recebendo o título de Professor Primário.  Em 1939 graduou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, em São Paulo.

Foi professor de muitas escolas de nossa cidade:  1ª Escola Profissional Mista, Instituto de Educação Experimental (hoje E.E.  Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), Ginásio Padre Anchieta e no Grupo Escolar Cel. Siqueira Moraes para onde foi nomeado por concurso em 1936.

Advogou no Foro de Jundiaí, foi membro atuante em todos os movimentos da época, inclusive participando do Movimento Constitucionalista de 1932 - é o que está sentado, vestindo camisa clara na  foto ao lado.

Tinha múltiplos interesses: jogou futebol pelo  Paulista FC, foi diretor do Cassino Jundiaiense (entidade que deu origem ao Clube Jundiaiense) e foi candidato a prefeito em 1947, tendo sido derrotado por Vasco Antonio Venchiarutti.

Faleceu, jovem ainda, em São Paulo em 19/09/1960, estando  sepultado no Cemitério Nossa Senhora do Desterro, de nossa cidade. Dá nome a uma escola situada  no Jardim Shangai e à avenida que dá acesso ao campus do Centro Universitário Padre Anchieta.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário