sábado, 20 de janeiro de 2018

A EDIÇÃO DE 9 DE MARÇO DE 1950 DO JORNAL "A COMARCA"


O Professor Maurício Ferreira, em sua página do Facebook, publicou recentemente um interessante post, falando do jornal jundiaiense "A Comarca", que foi fundado em 1926, e que teve teve à sua frente, durante muito tempo, João Batista de Figueiredo, que foi também professor e advogado. O Jornal tinha sede à Rua do Rosário (o local hoje é referenciado  hoje como Praça Governador Pedro de Toledo), próximo à Catedral, e sua gráfica oferecia também serviços de impressão de formulários, folhetos etc.

O post mostra partes da edição de 9 de março de 1950, e nos permite conhecer coisas interessantes de nossa cidade, como anúncios buscando empregados, profissionais liberais (médico e engenheiro) oferecendo seus trabalhos, imóveis e até mesmo um da Funerária Bonifácio, que prometia "serviço completo, rápido e barato"! 



Consideramos o anúncio mais interessante, por razões pessoais,  o de venda de uma chácara  situada na Rua Cica, com fundos para o Rio Guapeva. Não temos ideia de onde se localizava o imóvel, mas certamente ficava entre a Rua São Luís (final do prédio da CICA/Telhanorte) e o final da rua, onde hoje fica a Delegacia de Polícia, do lado esquerdo da rua no sentido de quem vai para a Vila Rami. Vale lembrar que o rio não seguia seu traçado atual, praticamente reto - tinha muitas curvas, e em linhas gerais passava mais perto da Rua Cica do que na atualidade, o que dificulta a localização do imovel. Gostaríamos muito de ter informações adicionais a respeito da chácara. 

Encerra-se este post com mais alguns dos anúncios publicados naquela edição do jornal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário