domingo, 6 de março de 2016

OS PELLICCIARI E A BANDA

Enrico Pellicciari  nasceu na Itália em 1868, tendo emigrado para o Brasil em 1885; era marceneiro. Em nossa cidade, foi proprietário  de uma fábrica de cadeiras na Rua da Estação, atual Barão do Rio Branco, na esquina com a rua Lacerda Franco.

Amante da música, em 15 de abril de 1918, com seus filhos Umberto, Amilcar, Arthur e Orestes, mais  o maestro Arthur Vasques, Alberto Rossi e outros,   fundou  a Corporação Musical Ítalo-Brasileira, a famosa "Banda Ítalo", que por mais de sessenta anos abrilhantou   eventos cívicos e sociais da cidade.

Em 1938 a entidade passou a ser denominada Sociedade Musical e Recreativa União Brasileira,  mais conhecida   “Banda” e que tornou-se também   um clube social e esportivo, por muitos anos sediado logo no início da  Avenida Dr. Cavalcanti. Do lado direito de quem segue para o centro da cidade.


Além de Enrico, muitos outros italianos fizeram parte dessa Banda, dentre os quais destacaram-se os Maestros Giuseppe Bovolenta e Frederico Nanno, também compositor e clarinetista. Seu filho, Orestes Pellicciari (1897-1968) também foi clarinetista e  maestro da mesma, sucedendo o maestro Frederico Nanno. Foi também membro da orquestra da Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística. 

Honória, filha de Orestes, casou-se com Moacyr Breternitz, atleta da Esportiva e um dos pioneiros do basquete e do vôlei em nossa cidada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário