domingo, 20 de março de 2016

O CONDE DO PARNAHYBA

Antônio de Queirós Telles, o Conde do Parnahyba, nascido em nossa cidade em 16 de agosto de  1831, foi advogado, empresário, proprietário rural e político. 
Era o oitavo filho do Barão de Jundiaí e de Anna Liduína de Morais e irmão do Barão do Japi, Joaquim Benedito de Queirós Teles. Formou-se em 1851 pela Faculdade de Direito de São Paulo, onde se matriculou em 1850 (o curso era muito mais rápido que na atualidade). Casou-se em 13 de junho de 1854 em Itu com Rita M'Boi Tibiriçá, tendo com ela cinco filhos. Foi Barão, Visconde e finalmente Conde do Parnahyba, título que recebeu em 3 de dezembro de 1887; era também Comendador da Ordem de Cristo, do então Reino de Portugal.
Iniciou a carreira de advogado em Itu, logo também iniciando na política, tendo sido eleito à Assembléia Provincial por três biênios, de 1856 a 1861. Seu mais alto cargo político foi o de presidente (hoje governador) da Província de São Paulo, entre 1886 e 1887. Uma de suas mais importantes obras como governador foi a construção da Hospedaria dos Imigrantes, finalizada em 1888; estimulou a imigração italiana para a província de São Paulo, tendo sido um dos criadores do Núcleo Colonial Barão de Jundiaí, no bairro da Colônia,   recebendo o título de “Apóstolo da Imigração”.   
Sempre se mostrou preocupado e interessado no tema da imigração e colonização do interior da província. Foi também fundador (1872) e presidente da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro de 1873 a 1886. Como curiosidade, vale lembrar que a Mogiana atingiu seu ponto máximo de expansão em 1922, quando chegou a 2 mil km de linhas – em 1971 quando foi absorvida pela Fepasa, esse número já havia caído para 1,5 mil – é mais uma faceta do declínio de nossas ferrovias.
Faleceu em Campinas (6 de maio de 1888) em  virtude da febre amarela, contraída no Rio de Janeiro, para onde havia ido acompanhar um filho que seguia para a Europa.
O corpo chegou a Jundiaí às 4 da tarde, sendo recebido na estação ferroviária por uma grande multidão e levado “ao palacete de seu irmão Francisco A. de Queirós Telles” (seria o Solar do Barão?)
O enterro saiu às 10 horas do dia seguinte, presentes inúmeras autoridades e pessoas de destaque, dentre as quais seu grande amigo, o arquiteto Ramos de Azevedo e, segundo o jornal Correio Paulistano, “mais de mil jundiahyanos”.
O jornal dedica extensa nota à sua memória, que conclui alfinetando seus concorrentes, dizendo que foi o único jornal a estar presente ao enterro, que chamou de “sahimento fúnebre”.
Já o jornal Imprensa Ytuana, de 13 de maio de 1888, noticiava missa cantada em memória do Conde, realizada na véspera na “Egreja da Ordem Terceira de S. Francisco” daquela cidade, com a presença de autoridades e amigos – a nota concluía-se dizendo que à porta do templo “estava postada a força desta cidade, com 20 praças com as armas em funeral”.
Em 1890, Estevam  Leão Bourroul, publicou a obra “O Conde do Parnahyba, apontamentos biográficos” , em que narra a vida do Conde, que dá seu nome a uma as mais tradicionais escolas de nossa cidade (fundada em 1906), que mantém um interessante blog. A foto acima mostra uma imagem da escola em 1926.

Nenhum comentário:

Postar um comentário