sábado, 25 de março de 2017

O 2º GRUPO DE ARTILHARIA DE MONTANHA EM 1931

Em  4 de agosto de 1931 o jornal Folha da noite trazia matéria acerca do então 2º Grupo de Artilharia de Montanha, hoje 12º GAC.

A unidade era comandada pelo então tenente coronel Sebastião do Rego Barros, que exerceu posteriormente importantes funções em nosso Exército.

Em 1938, apesar de não preencher todas as condições para tal, foi promovido a general de brigada - no decreto que o promovia, era dito tratar-se de um militar enérgico, decidido, inteligente e firme nas suas decisões, e que nas funções que exerceu como coronel, comandando o 1º Regimento de Artilharia, as 2ª e 3ª Brigadas de Artilharia,  e a Inspetoria de Defesa de Costa, demonstrou ser um chefe de raciocínio pronto, hábil em conquistar seus comandados pelo exemplo, reto e constante nas suas atitudes. A promoção foi caracterizada como uma medida de exceção. 

A matéria relata as melhorias efetuadas pelo comandante no velho quartel do centro da cidade, e menciona inclusive a criação de uma banda, mais precisamente um "jazz band" que chegou a tocar em uma festa da qual participou o Príncipe de Gales, futuro Rei da Inglaterra, que elogiou o grupo.

Era o fiscal da unidade o então major Raul Mendes de Vasconcellos, que como coronel comandou a Escola de Educação Física do Exército e faleceu em 1961, tendo também chegado ao generalato. 

A reportagem menciona o então capitão Zeno Estillac Leal, que também teve uma carreira brilhante no Exército - no 2ºGAMth, comandou  a 1ª BO e exerceu em diferentes ocasiões as funções de comandante e de subcomandante do grupo. Estagiou nos Estados Unidos, comandou o então 1º Grupo de Artilharia da Costa, sediado na Fortaleza de São João, no Rio de Janeiro.  Foi adido militar em Buenos Aires e comandante da AD/2.

Seguiu exercendo funções importantes, como a de comandante do então IV Exército e do Estado Maior do Exército, do qual se retirou em 1958 ao passar para a reserva no posto de Marechal. Faleceu em 1983.

Pelo conteúdo da matéria pode-se constatar o alto nível dos militares que tem passado pelo hoje 12º GAC.



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário