terça-feira, 3 de outubro de 2017

A VISITA DE DOM JOSÉ GASPAR E SUA TRÁGICA MORTE

Dom José Gaspar, o Arcebispo Metropolitano de S. Paulo chegou à nossa cidade no final da tarde do dia 4 de fevereiro de 1943, uma quinta feira, hospedando-se na residência do vigário de nossa cidade, o padre Arthur Ricci, após ter sido recebido por autoridades civis e militares e associações religiosas.

Visitou igrejas (a Matriz, Vila Arens, Ponte de S. João e NS. do Rosário), a Casa da Criança, a fazenda da família Traldi, participou de cerimônias religiosas, foi ao Caxambu - enfim, cumpriu uma extensa agenda. Na tarde do dia 5, voltou a S. Paulo, de trem, como chegara

Dom José nasceu em Araxá em 1901, e aos onze anos de idade foi para Itu, onde foi aluno interno do  Colégio de São Luís. Entrou para o seminário em 1916, fez os cursos universitários de Filosofia e Teologia, no Seminário Provincial em São Paulo e no Colégio Pio-Latino Americano. em Roma. Graduou-se na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, e fez doutorado em Direito Canônico.


Foi ordenado em São Paulo, a 12 de agosto de 1923 - como padre secular foi para diocese de Uberaba, retornando a São Paulo em 1929, onde trabalhou na paróquia da Consolação e  em seminários da arquidiocese de S. Paulo.

Em 1935, foi nomeado bispo, sendo sagrado na igreja de  Santa Cecília, em São Paulo. Em 1939  o Papa Pio XII, o nomeou para arcebispo de São Paulo, sucedendo o arcebispo falecido, D. Duarte Leopoldo e Silva.

Mas em 27 de agosto daquele mesmo ano, a tragédia atingiu D. José: indo de São Paulo para o Rio de Janeiro, em um Junkers 52 da VASP, sofreu um acidente que lhe custou a vida. 

Pouco depois das nove da manhã, tentando aterrisar no aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, em meio a densa neblina, seu avião chocou-se contra o prédio da Escola Naval e caiu no mar. Morreram os 4 membros da tripulação e 14 dos 17 passageiros, dentre estes também o jornalista Cásper Líbero. A imagem abaixo mostra o avião em que viajava Dom José - era um anúncio da VASP anunciando o início da linha S. Paulo - Rio.

 



Um comentário: