sábado, 11 de março de 2017

1948: - O PROF. JOAQUIM CANDELÁRIO DE FREITAS DENUNCIA: AÇOUGUEIROS E PADEIROS EXPLORAM O POVO

Joaquim Candelário de Freitas (1907-1969) foi um célebre professor em nossa cidade, tendo atuado nas escolas Padre Anchieta, Luiz Rosa e SENAI. Seu nome foi dado ao viaduto que liga o centro da cidade à Vila Rio Branco e a uma rua em Várzea Paulista. Estudou no Seminário Menor de Pirapora e graduou-se em Filosofia pela Escola Superior de Filosofia, em São Paulo. Foi redator-chefe do jornal " O Porvir", que circulou em nossa cidade nos anos 1920/1930.

Dedicou-se também à política, tendo sido vereador durante muitos anos. Muito combativo, utilizava uma linguagem rebuscada em documentos oficiais. Exemplo dessas características, está no requerimento abaixo, de 1948, em que combatia os preços altos praticados por padeiros e açougueiros de nossa cidade, que também roubavam no peso:

Vemos expressões como "volúpia satânica de matar o povo à fome", "casta vulturina" (grupo de abutres) e "apetites voraginosos dessa sanguissedenta classe" - eram características do vereador e da linguagem usada à época...

O requerimento termina pedindo que a Câmara solicitasse ao Prefeito, de forma enérgica, a tomada de medidas radicais acerca do assunto:  

Tudo isso no mesmo estilo, dizendo que os padeiros e açougueiros eram assaltantes que impunemente atacavam "o Povo, esse eterno e indefeso viajante da longa estrada da vida".

O requerimento foi aprovado pelos vereadores e enviado ao Prefeito - o que aconteceu depois, não sabemos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário