quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

PAOLETTI - TAMBÉM PERDEU-SE NA POEIRA DO TEMPO

Companhia Industrial e Mercantil Paoletti S.A. foi fundada em 1955, operando inicialmente em Várzea Paulista, à época um bairro de Jundiaí. Tem suas origens em uma pequena empresa importadora e  envasadora de azeitonas chamada Audax (ou Audaz), que foi adquirida por Carmelo Paoletti e que acabou se transformando em uma indústria de produtos alimentícios de grande porte. 

Diz-se que a região de Várzea tinha dois problemas sérios: o primeiro a carência de água, insumo essencial para a fabricação de conservas, sendo o segundo a presença na região da Elekeiroz, fabricante de produtos químicos, cujas chaminés lançavam no ar gases corrosivos que oxidavam as latas utilizadas para os produtos Paoletti. Para evitar esse problema, Paoletti construiu uma nova fábrica em   Cajamar, local sugerido por Arnaldo Rojek, antigo funcionário da CICA que viria a ser um dos diretores da Paoletti e mais tarde, fundador da Metalgráfica Rojek, também localizada em Cajamar. 

A empresa cresceu muito, tendo inclusive aberto outras fábricas, a maior delas em Araçatuba. Tinha forte presença na mídia, como mostra o comercial de TV que pode ser visto clicando-se ao pé deste post. 

Para tentar superar a situação, a empresa acabou recorrendo a empréstimos do BNDES, que acabaram não sendo pagos e gerando conflitos que levaram esse banco em 1979 a passar seu controle para o Grupo Simeira, que entre outras empresas controlava as Lojas Arapuã e o Banco Fenícia - esses novos controladores também não conseguiram reerguer a empresa, que acabou fechando as portas mais tarde - a marca Etti acabou ficando em poder da Bunge, uma grande empresa na área de produtos alimentícios. 

Paoletti continuou atuando no ramo, tendo adquirido em 1985 a Coniexpress, uma pequena empresa de Jundiaí que no início de suas atividades fabricava casquinhas para sorvete - localizava-se na Vila Jundianópolis.

Essa empresa, quando adquirida por Paoletti, detinha a marca Quero e acabou tendo uma linha de produtos similar à que a Paoletti tinha. Transferiu-se para a cidade de Nerópolis (Goiás) e em 2011 foi vendida para o grupo americano Heinz, que, curiosamente foi vendido no início de 2013 para uma sociedade formada pela  Berkshire Hathaway, holding do investidor americano Warren Buffet e a firma brasileira de investimento em participações 3G Capital,   por US$ 23 bilhões; foi uma das maiores aquisições do setor alimentício de todos os tempos.

Paoletti morreu em 2012, aos 81 anos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário