domingo, 25 de dezembro de 2016

O CORINTHIANS JUNDIAHYENSE E A UNIÃO FEMININA CORINTHIANA

Em outubro de 1935 a imprensa noticiava o primeiro aniversário da União Feminina Corinthiana, formada por mulheres que apoiavam o clube da Vila Arens.
O aniversário seria comemorado por um "sarau dansante", um baile, que aconteceria no "Theatro República", foi depois o Cine República e abriga hoje uma agência bancária. No Baile, tocaria "um escolhido jazz-band da Capital",

É muito interessante ver, como há mais de 80 anos, existia uma entidade como essa; na atualidade, infelizmente, é praticamente impossível pensar em algo parecido, ficando claro o quanto caiu o nível do ambiente futebolístico... 

Vale lembrar que o Corinthians Jundiahyense Foot-Ball Club foi fundado em 1913 e foi o   Campeão do Interior Paulista de 1920. Naquela época, os campeões do interior e da capital, disputavam o título estadual. O campeão da capital foi o Palestra, que armou uma maracutaia para ficar com o título - não houve a disputa. 


O Corinthians Jundiaiense tinha um estádio para 8 mil espectadores, que ficava na Vila Progresso, onde hoje fica a Dubar. Sua sede era um grande sobrado que depois ficou com o Colégio Divino Salvador - a foto abaixo, do acervo do Prof. Maurício Fernandes, mostra o prédio da sede, provavelmente já pertencendo ao Divino. 

Com o surgimento de outros clubes e afastamento daqueles que bancavam a maior parte das despesas, o clube foi se apequenando, até desaparecer definitivamente no início da década de 1960.





Nenhum comentário:

Postar um comentário