domingo, 4 de dezembro de 2016

EM 1929, A POLÍCIA JÁ ERA CULPADA...



Muita gente, inclusive da imprensa, tende a chamar a Polícia de "truculenta" (e de coisas piores), não importando as circunstâncias em que ocorrem fatos em que estejam atuando membros da corporação. Noticiava a "Folha da Manhã" de 6 de fevereiro de 1929, que um "caboclo", José Augusto de Araújo Cintra, agredira violentamente a uma pessoa no interior de um bar situado na rua Adolpho Gordo (hoje Zacarias de Goes). O local ficava na "zona boêmia" de nossa cidade, e a vítima ficara gravemente ferida. O agressor era um "ficha suja": já havia assassinado uma pessoa em Socorro. 

Acionados, dois soldados da Força Pública (hoje PM), fardados de forma semelhante aos da foto acima, buscaram deter Cintra, que estava em sua casa, nos altos do Anhangabaú, à época um local remoto.

Quando chegaram, os soldados foram atacados pelo agressor a golpes de enxada. Reagindo, os policiais reagiram a tiros (postura absolutamente normal para quem é atacado), acabando por atingir a companheira de Cintra, que o auxiliava, e que veio a falecer. O agressor, ficou gravemente ferido.

Quanto aos soldados, acabaram presos, aguardando o desfecho do inquérito instalado para apurar os fatos...




Nenhum comentário:

Postar um comentário