quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

ADQUIRINDO O TERRENO PARA O NOVO QUARTEL

Em 31 de março de 1942, o comandante da então II Divisão de Infantaria oficiou ao Prefeito de Jundiaí pedindo que a Prefeitura colaborasse com 200 mil contos de réis para a aquisição da antiga Chácara Rami, área onde viria a se instalar o atual 12º GAC - essa colaboração teria sido oferecida anteriormente pela Prefeitura. Para se ter uma ideia desse valor, o primeiro prêmio da Loteria Paulista à época era de 250 mil contos.

Dizia o ofício que o Exército pretendia instalar na área um Regimento de Artilharia de Dorso, unidade maior que o então Grupo de Artilharia de Dorso que estava sediado em nossa cidade.

No ofício, dizia o comandante que o dinheiro cedido pela Prefeitura retornaria ao município a um ritmo de mil contos ao mês, em função da presença de maior número de militares e vendas e serviços prestados à nova unidade. 

A aquisição foi concretizada, não sabemos se com ou sem a cooperação da Prefeitura, mas em 1943, o 2º GADo já se exercitava e promovia provas hípicas na área - a unidade utilizava equinos e muares intensivamente. Mas o regimento não se instalou - mudanças tecnológicas acabaram levando a unidade a se transformar, a partir de 1946, no 2º GO 155. 


Algumas das edificações existentes na Chácara Rami foram preservadas: a principal, a casa sede, é ocupada pelo Hotel de Trânsito do GAC; no imóvel, residia a família Cardia, proprietária da Cerâmica Rami, depois Cidamar e hoje Roca.  As fotos mostram imagens da casa à época e na atualidade. 

O general Maurício José Cardoso, que assinou o ofício dirigido à Prefeitura, teve uma carreira militar brilhante: maranhense, ingressou no Exército em 1895,  aos quinze anos, como soldado, servindo no então 5º Batalhão de Infantaria. 

Ali, atingiu a graduação de 2º sargento, tendo ingressado na antiga Escola Militar da Praia Vermelha em 1902; em 1906, foi declarado aspirante-a-oficial, já da Escola de Guerra de Porto Alegre. Promovido a segundo-tenente em janeiro do ano seguinte, tornou-se primeiro-tenente em junho de 1912. Faleceu em 1968.

Era da arma de Engenharia. Seu mais alto cargo no Exército foi o de Chefe do Estado Maior do Exército; era General de Divisão, à época, o mais alto posto. 

Foi também o idealizador do movimento para construção do monumento ao Duque de Caxias, em São Paulo, inaugurado em 1960 e de autoria de Victor Brecheret. Na foto abaixo, o general Cardoso com Getúlio Vargas, em 1938.


v

Nenhum comentário:

Postar um comentário