segunda-feira, 19 de setembro de 2016

UMA HISTÓRIA MUITO LOUCA OU, SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO..




O Hospital Psiquiátrico do Juqueri é uma das mais antigas e maiores colônias psiquiátricas do Brasil e está localizado em Franco da Rocha (antigamente chamada Juqueri).

Seguindo projeto de Ramos de Azevedo, sua construção foi iniciada em 1895, e  deveria ser uma instituição modelar para tratamento de doenças mentais; porém, por diversos motivos, o Juqueri acabou tornando-se um depósito de gente, algo profundamente desumano, que contrariava as ideias de seu fundador, o psiquiatra Francisco Franco da Rocha. 

Com milhares de internados, era impossível impedir a saída dos pacientes, que com frequência vinham para nossa cidade, de trem ou mesmo a pé, pela Estrada Velha de São Paulo. 

A Folha da Manhã de 14 de março de 1926 conta-nos uma história da qual são protagonistas cinco desses infelizes: deixaram o Juqueri e vieram para nossa cidade, hospedando-se no Hotel Guarany (não temos mais dados sobre esse estabelecimento).

Ali chegando, quatro deles comeram e foram dormir. O quinto,porém, passou a refletir sobre o assunto e concluiu que, como não tinham dinheiro, acabariam tendo problemas... - assim, foi embora de mansinho, ou, conforme o jornal, "deu às de Villa Diogo"...

Quanto aos demais, foram descobertos pelos guardas do Juqueri, que os conduziram de volta ao hospício...

Temos notícia de um fato ocorrido talvez nos anos 1950/1960: um fugitivo do Juqueri, abordou a sentinela do então 2º GO 155 postada à entrada da Vila Militar, dizendo querer falar com seu filho, que servia na unidade (o que não era verdade). O fugitivo, armado com uma espingarda, atirou em um sargento que fora em apoio à sentinela, sem atingi-lo; o sargento revidou e feriu o fugitivo na perna.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário