terça-feira, 13 de setembro de 2016

O COMANDANTE VIDELMO MUNHOZ -VOOU PARA OS HOMENS, VOOU PARA O ETERNO

Placa no túmulo do Comandante Munhoz
No início da noite de 17 de setembro de 1951, o DC-3 PP-YPX da Real Aerovias, que fazia a rota Rio - São Paulo, caiu nas matas de Ubatubamirim, entre Parati e Ubatuba, tendo seus destroços sido localizados dois dias depois. 

A tripulação, em foto da "Folha da Manhã"
Seu comandante era o jundiaiense Videlmo Munhoz, que pereceu no acidente, assim como todos as demais nove pessoas que estavam a bordo. 

Dentre esses, outro jundiaiense, Roberto Lessa, estudante do 4º ano de Direito do Largo São Francisco, Harry Morgen, jogador de futebol (Guarani de Campinas) e Sallisbury Galeão Coutinho, um dos mais importantes jornalistas da época. O Cmte. Munhoz está sepultado em nossa cidade - placa em seu túmulo relembra a tragédia.

Cockpit de um DC-3
Segundo notícias da época, o avião foi totalmente destruído, tendo sido possível identificar o corpo do comandante apenas pelo relógio de pulso que usava.

Não foi possível determinar as causas da queda; o mau tempo talvez possa ser uma explicação, pois às 18:30 (quando o PP YPX já voava), a rota foi fechada por essa razão. 

Os aviões da época não dispunham de radares meteorológicos, que  permitem que tempestades seja evitadas; assim, uma das hipóteses é que o avião tenha entrado em nuvens do tipo cúmulus-nimbus (CBs) embutidas na névoa; esses cúmulus geram turbulências extremamente severas, que podem ter levado à perda de controle do DC-3.

Videlmo recebeu seu brevet no Aeroclube de Jundiaí em 1943; sempre foi um apaixonado pela aviação - morreu fazendo o que gostava; dá nome a uma rua do bairro do Anhangabaú.

O PP-YPX foi fabricado em 1943, para as forças armadas americanas. Até chegar à Real, pertenceu a diversas empresas, inclusive tendo se acidentado em 1949 ao pousar em Iguape, em missão de socorro às vítimas de outro acidente aéreo.    


DC-3 similar ao comandado por Munhoz

Um comentário:

  1. O comandante era primo do meu avô, Antonio Munhoz parte da família vive no bairro caxambu em Jundiai.

    ResponderExcluir