sexta-feira, 23 de setembro de 2016

O CAMPEONATO DE BASQUETE DE NOSSA CIDADE, O CARAMURU (O TIME DO QUARTEL) E A CHEGADA DO ESPORTE AO BRASIL VIA MACKENZIE

Jundiaí já teve um campeonato de basquete - sob esse ponto de vista, na década de 1930, esse esporte estava muito mais avançado do que atualmente. Havia em nossa cidade um time formado por militares do Exército,  o Caramuru FBC, que era filiado à Liga Jundiahyense de Bola ao Cesto (o esporte não era chamado "basquete"). 

Recorrendo à pesquisa em hemerotecas (arquivos de jornais), pudemos levantar algumas informações acerca do tema, dentre as quais:

- 6.6.31: jogando pelo campeonato da cidade,  a Esportiva venceu o Caramuru por 18 a 15 - nos segundos quadros, a Esportiva também venceu por 25 a 9. O jogo foi na quadra da Esportiva, localizada na então chamada "Chácara das Laranjeiras"

- 14.04.32: o Caramuru venceu um jogo amistoso contra o time da Esportiva. O curioso é que o jogo foi realizado no intervalo de um concerto que a Banda Paulista dava em homenagem ao 2º GAMth (hoje 12º GAC), unidade onde serviam os jogadores do Caramuru. 

- 4.4.33: foram realizados jogos amistosos na quadra da Esportiva: Esportiva x Ponte Preta (de Campinas) e Associação dos Empregados do Comércio x Caramuru. Após os jogos, encerrando a festa, houve uma "partida dansante" no Grêmio CP.

- 6.6.36: era uma 6ª feira, e a Folha noticiava que no domingo anterior o Caramuru perdera um jogo amistoso realizado em sua quadra, contra o ECE Penha; o placar foi 19 x 17 e nessa ocasião o Caramuru já era chamado EC Caramuru; a quadra ficava no quartel, no centro da cidade.

- 3.5.46: o 2º GADo (2º Grupo de Artilharia de Dorso, que sucedeu ao 2º Grupo de Artilharia de Montanha), organizou uma "parada esportiva" - uma serie de competições de diversas modalidades. aberta por um desfile. No basquete, além do Caramuru, participariam os times da Esportiva, Grêmio CP e Associação dos Empregados do Comércio, disputando o Torneio Início do campeonato daquele ano, que seria patrocinado pelo jornal "Folha da Manhã".

É interessante como o esporte mudou, desde nome até a contagem dos jogos. O basquete foi criado em   1891,  nos Estados Unidos, quando o professor de Educação Física James Naismith, da Associação Cristã de Moços, teve a ideia de criar um esporte que pudesse ser praticado em uma quadra fechada, por que o inverno rigoroso impedia a prática dos esportes ao ar livre. 


A primeira equipe do Mackenzie
No Brasil,  a prática do basquete teve início no Mackenzie, em 1896, como professor americano Augusto Shaw. O time do então Mackenzie College participou do primeiro jogo do campeonato paulista, em 1902, vencendo por  2 a 1 (!) o time do Germânia (atual clube Pinheiros),  
Oscar


Hoje, a Universidade Presbiteriana Mackenzie mantém a tradição, formando atletas e se sobressaindo nos esportes - um de seus alunos e atleta foi Oscar Schmidt, o Mão Santa, que conta uma história interessante: ele e outro aluno, Pelezinho, disputavam pelo Mack o torneio da FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes), competição  entre as faculdades paulistas). 

O time iria jogar a partida semifinal, mas só os dois haviam chegado até o horário de inicio do jogo - Oscar já era um jogador de seleção, o fato ocorreu ao redor de 1981. Conta Oscar:  "Não pensamos duas vezes, fomos para a arquibancada e perguntamos se tinha alguém com a carteirinha do Mackenzie. Arranjamos três e fomos jogar". Os escolhidos nunca tinham visto basquete na vida, mas deram para o gasto e evitaram o W.O. "Pedimos para ficarem com os braços levantados e correrem, se conseguissem alguma coisa era lucro." Resumindo a história, o Mackenzie venceu a partida por 4 pontos e, na final, levou o título do torneio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário