terça-feira, 11 de junho de 2019

O JOGO DO BICHO, A QUALIDADE DO SERVIÇO TELEFÔNICO E O NOVO VIADUTO ERAM ASSUNTO EM 1950

Em 9 de março de 1950, O Estado de S. Paulo relatava que  vereadores discutiam com a Cia. Telefônica Brasileira, operadora dos serviços de telefonia em nossa cidade, acerca da qualidade dos serviços que esta prestava - uma ligação para S. Paulo chegava a demorar três horas!

O sistema era arcaico, e o pequeno número de usuários não justificava investimentos em sua melhoria - um dos vereadores inclusive levantou a possibilidade de abertura de uma concorrência para que o provedor dos serviços fosse substituído; isso acabou acontecendo mais tarde, quando foi criada a Cia. Telefônica Jundiaiense. 

Porém, o mais interessante era a discussão aberta de uma das causas da má qualidade dos serviços: os envolvidos com o jogo do bicho usavam intensamente o telefone para transmitir as apostas e outras informações sobre o jogo! E a polícia? Parece que seria muito fácil coibir a jogatina, de vez que eram conhecidos os números dos telefones dos envolvidos. Mas...

Para encerrar, uma boa notícia dada na mesma edição do jornal: iniciava-se a construção do viaduto da Ponte de S. João, cuja entrega era prometida para cerca de quatro meses depois. Interessante verificar que a população havia emprestado dinheiro à Prefeitura para a construção. Será que esse empréstimo foi quitado?


Nenhum comentário:

Postar um comentário