sábado, 21 de outubro de 2017

O HEROÍSMO DE UMA MÃE


Em 10 de julho de 1958 por pouco não ocorreu uma tragédia em Campo Limpo, então um bairro de Jundiaí.

O menino Jefferson  Spina, de pouco menos de 3 anos caiu em um poço de 25 metros de profundidade; a água que se acumulava no fundo amorteceu sua queda e o garoto conseguiu agarrar-se a um cano que era ligado a uma bomba utilizada para puxar água do poço. 

Indiferente ao perigo, Solidéa, a  mãe do menino desceu ao fundo do poço agarrando-se no cano; no fundo, segurou a criança até que foram socorridos por um vizinho, o jovem Arsênio Rossi FIlho, que também desceu ao poço. Vizinhos baixaram  uma corda e um lençol, aos quais foi preso o menino, a seguir puxado para fora do poço, tendo sofrido apenas algumas escoriações. Com mais uma corda e um pedaço de madeira, Arsênio montou um trapézio que serviu para a saída de Solidéa; a seguir, Arsênio subiu pelo cano. 

Arsênio tinha vocação para herói: cerca de dois meses antes retirara das águas de uma lagoa situada na Figueira Branca, os cadáveres de dois estudantes que ali se afogaram.


Jovino, o pai da criança, era proprietário de um armazém. Encontrava-se em Jundiaí, tratando da documentação de um veículo quando foi avisado dos fatos; procurou o Corpo de Bombeiros, que estava com sua única viatura sem condições de uso; foi preciso pedir um caminhão à Prefeitura - felizmente, quando chegaram a Campo Limpo, o menino já estava salvo.

A criança é hoje o engenheiro Jefferson Spina, muito atuante em nossa cidade. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário