segunda-feira, 30 de outubro de 2017

MÉDICOS: ÀS VEZES ABNEGADOS, ÀS VEZES NEM TANTO...

A febre tifóide é uma doença infectocontagiosa causada pela ingestão da bactéria  Salmonella typhi, presente em alimentos ou água contaminados.  Está associada a baixos níveis socioeconômicos, relacionando-se, principalmente, com precárias condições de saneamento e de higiene pessoal e ambiental.

Antes dos antibióticos, causava muitas mortes - dentre suas vítimas,  o  compositor Franz Schubert,  Wilbur Wright  (um dos irmãos Wright, pioneiros da aviação),  Péricles (filósofo e político da Grécia antiga), D. Pedro V (rei de Portugal), a princesa  Leopoldina de Bragança e Bourbon (filha de D. Pedro II, morta aos 23 anos) e o renomado físico italiano Evangelista Torricelli.

Surtos da doença eram frequentes em nossa cidade, e um deles aconteceu em fins de 1929; detetado o surto, o Dr. Antenor Soares Gandra, delegado de higiene de nossa cidade convocou os médicos da cidade para uma reunião de urgência para tratar do assunto, conforme noticiou a Folha da Manhã, de 19 de dezembro de 1929.

Além do Dr. Gandra, compareceu à reunião o tenente Edgard Mattos, médico do 2º Grupo de Artilharia de Montanha (hoje 12º GAC). Os demais seis médicos de nossa cidade simplesmente não compareceram. O jornal encerra a nota com ironia, falando da incrível coincidência de estarem todos ocupados no horário da reunião...


Nenhum comentário:

Postar um comentário