quinta-feira, 27 de julho de 2017

BRIGAS POLÍTICAS E NOMES DE PRAÇAS

A Folha da Manhã de 11 de setembro de 1935 relatava como brigas políticas estavam influenciando a denominação de praças de nossa cidade. 

Na época vivíamos a ditadura Vargas, São Paulo havia sido derrotado na Revolução Constitucionalista e os ânimos seguiam exaltados. 

A praça defronte a Catedral era chamada Praça Independência, e o Largo de São Bento era chamado Praça João Pessoa, em homenagem ao político homônimo, aliado a
João Pessoa
Getúlio e que fora assassinado em 1930 por João Dantas, um adversário político, por ter divulgado cartas de caráter íntimo trocadas entre Dantas e a poetisa Anaíde Beiriz, com quem mantinha um relacionamento. Dantas, Anaíde e outras pessoas a eles ligadas, morreram logo a seguir, sempre em circunstâncias suspeitas. 

Pedro de Toledo
Nesse cenário, os adversários do ditador Vargas propuseram mudar o nome da praça para Pedro de Toledo, um diplomata que, recém falecido, fora o governador do estado à época da Revolução e que deposto, havia sido preso e exilado.

Foi enviada ao Prefeito uma petição propondo a mudança, tendo este encaminhado-a ao Conselho Consultivo do município, que propôs uma solução que desagradou a muitos, mas que acabou prevalecendo: o nome de Pedro de Toledo foi dado à Praça da Independência e o Largo de São Bento voltou a ser chamado pelo seu nome original - Praça João Pessoa foi um nome que "não colou".

O fato é que o tema realmente gerou polêmica, a ponto de o jornal ter afirmado que "os politiqueiros de uma ou outra parte rebaixaram o nível elevado de elegância em que sempre pairou a política de nossa terra"...


Nenhum comentário:

Postar um comentário