quarta-feira, 5 de julho de 2017

A PATINAÇÃO E O HÓQUEI JÁ FORAM POPULARES EM NOSSA CIDADE

Em 1932 a patinação era popular em nossa cidade, sendo praticada em "rinques"; dois destes estabelecimentos eram os Rinques Rosário e Ideal; não temos informações sobre a localização desses espaços, mas é razoável acreditar que um deles se situava na Rua do Rosário e o outro onde se instalou depois o Cine Ideal, cuja área foi posteriormente integrada à sede central do Grêmio CP.
Nos rinques, além da patinação a título de lazer eram realizados concursos de patinação, corridas e como descobrimos com surpresa, jogos de hóquei. Naquele ano, como noticiava a Folha da Manhã, existia  ao menos uma equipe de hóquei sobre patins em nossa cidade, o Ideal Hóquei Clube - o jornal noticiou uma partida do time de nossa cidade contra o Vergueiro Hóquei Clube, de São Paulo - os visitantes ganharam por 8 a 6.  


Esse esporte é disputado por times formados por cinco jogadores, sendo um o goleiro - o objetivo É marcar gols batendo na bola com um bastão (o stick) - a bola é de borracha dura, podendo atingir altas velocidades; por essa razão o goleiro usa capacete e proteção corporal. Espanha e Portugal são os países onde o esporte é mais popular. No Brasil, o Sertãozinho Hóquei Clube é o maior ganhador de títulos nacionais: foi campeão 19 vezes. Em 2017, o campeão brasileiro (invicto) foi a  Portuguesa de Desportos - uma das equipes da Lusa está na foto abaixo. Na atualidade, está sendo organizada uma Liga Brasileira de Hóquei.








Nenhum comentário:

Postar um comentário