quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

BRASIL ENTRA NA GUERRA: 22 DE AGOSTO DE 1942

No dia 22 de agosto de 1942, após navios mercantes brasileiros serem torpedeados e afundados por submarinos alemães e italianos, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. 
O Anibal Benévolo, um dos navios afundados (99 mortos)

O jornal Folha da Manhã, em sua edição de 27 daquele mês, noticiou como a população de nossa cidade recebeu a notícia da declaração de guerra: os homens passaram a usar gravatas pretas como sinal de luto pelos mortos nos navios afundados, os funcionários da Prefeitura passaram a cantar o Hino Nacional após o encerramento do expediente aos sábados; no dia 22 houve uma concentração popular na Praça Pedro de Toledo, ouvindo as últimas notícias divulgadas por um serviço de alto-falantes - poucos tinham aparelhos de rádio em casa. 

O envio das tropas brasileiras para o campo de batalha começou apenas em julho de 1944, quase dois anos após a declaração de guerra brasileira. 

Foram enviados 25 mil homens, de um total inicialmente previsto de 100 mil. Mesmo com problemas na preparação e no envio, já na Itália, treinada e equipada pelos  americanos, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) cumpriu as principais missões que recebeu.

Morreram quase 500 militares e cerca de 1.000 membros da marinha mercante e passageiros dos navios afundados, .

Patrulha brasileira em ação na Itália


Nenhum comentário:

Postar um comentário