segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

1818: JUNDIAÍ JÁ MOSTRAVA SUA VOCAÇÃO COMO CENTRO LOGÍSTICO E INDUSTRIAL


Von Spyx
Von Martius
Carl Friedrich Philipp von Martius (1794 - 1868) era um médico alemão com interesse muito grande pela botânica. Seu amigo, Johann Baptist von Spix (1781 - 1826), também alemão, era um zoólogo.

Em 1817, Spix e Martius foram convidados para realizar uma expedição ao Brasil, com o objetivo de descrever nossa fauna e flora. Faziam parte da Missão Artística Austro-Alemã, um grupo de artistas e cientistas que acompanharam a princesa Leopoldina, que vinha para o Brasil para se casar com o futuro imperador Dom Pedro I. 

A viagem pelo país, que terminou em 1820, foi descrita em um livro detalhado e interessante, o Reise in Brasilien (Viagem pelo Brasil) - foram milhares de quilômetros pelo país, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas.

Em 1818, Martius e Spix passaram por nossa cidade, que descreveram como "um pequeno povoado em uma colina baixa, que só é importante por sua situação favorável para o comércio do sertão. Todas as tropas que partem da Capitania de São Paulo para Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Cuiabá, são aqui organizadas. Os habitantes possuem grandes manadas de mulas, que fazem essas viagens algumas vezes por ano. O fabrico de cangalhas, selas, ferraduras e tudo que é necessário para equipamento das tropas, assim como o incessante vaivém das caravanas, dão ao lugar feição de atividade e riqueza, e, com razão, dá-lhe o título de porto seco. Daqui partem as estradas trilhadas para as Províncias acima citadas”.

Nossa cidade já mostrava sua vocação como centro logístico e industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário