domingo, 27 de novembro de 2016

O DESFALQUE NO SINDICATO

Infelizmente trabalhadores são muito frequentemente usados como massa de manobra por aqueles que deveriam representa-los, os dirigentes sindicais. Ás vezes, a situação é ainda pior, os representantes simplesmente roubam os representados.

A Folha de S. Paulo de 1º de junho de 1982 noticiava um desses casos, o desfalque dado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Alimentação de nossa cidade. 

O sindicalista, conhecido como Lazinho, era funcionário da CICA e à época, vereador. De maneira cínica, admitiu que retirara do caixa do sindicato cerca de 5 milhões de cruzeiros (algo como 500 mil reais de hoje), a título de "empréstimo pessoal"...

Uma parte desse dinheiro foi devolvida, e o sindicalista colocou à disposição de seus representados dois terrenos cuja venda poderia servir para pagar o "empréstimo". 

Alguns juristas diziam que o Ministério Público deveria denuncia-lo, mesmo que o dinheiro fosse devolvido, pois o ato, do ponto de vista jurídico, era equiparado pela legislação da época a peculato, desvio de dinheiro público.

Infelizmente, ignoramos como o caso terminou - poderia ter havido uma Lava Jato local, pois Lazinho certamente não era o único...


Um comentário:

  1. Amigo Vivaldo convivi e ainda convivo com dirigentes sindicais, devido minha área de atuação (RH) e ao longo desses anos vi muita coisa errada em sindicatos.

    ResponderExcluir