terça-feira, 5 de abril de 2016

DIOGENES DUARTE PAES - UM GRANDE ARTISTA DE NOSSA TERRA

Folia do Divino
O jundiaiense Diógenes Duarte Paes nos anos 1950 era considerado o maior aquarelista do Brasil. 
O artista,  nascido em 29 de janeiro de 1896, desde cedo mostrou ter vocação para a pintura, herdada de seu avô  João Batista de Faria Paes. Permaneceu em Jundiaí até o início dos anos 20, quando se mudou para São Paulo, onde  estudou desenho e pintura com o inglês John Appleby e com Antonio Rocco.
Escola da Nhazinha Gata
Além de aquarelas com cenas de Jundiaí e outras cidades, Paes produziu óleos sobre tela. Sua primeira exposição importante, com 50 trabalhos em aquarela, aconteceu em São Paulo, na Galeria Itá, em 1946. Em 1948 expôs na livraria do Mappin, então a loja mais sofisticada de São Paulo. 


Pharmacia da Boa Prosa
Em 1951 apresentou no Museu de Arte de São Paulo a “Exposição de Desenhos Folclóricos”, que constava de 30 obras entre elas “Folia do Divino”, “O pito de barro”, “Recomenda das almas”, “Domingo de Ramos”, “Antegozando os fogos” e “Depois da procissão”.
Depois da procissão - anjo rico e anjo pobre
Suas obras mais interessantes mostram cenas de nossa cidade; dentre elas, uma sala de aula da escola da professora “Nhazinha Gata”, que funcionava na Rua Baroneza do Japy e uma cena típica das cidades do interior: em “Pharmacia da Boa Prosa”,   grandes nomes da sociedade jundiaiense da época conversavam, dentre eles  o   farmacêutico Zacharias de Góes, Carlos Salles Block, o dentista Conrado Augusto Offa, o prefeito Valdomiro Lobo da Costa e o padre Lúcio Xavier de Castro.
Rua do Rosário - ao fundo a igreja  Nossa Senhora
 do Rosário dos Pretos, demolida em 1922
para a abertura da Rua Maj. Sucupira
Profundamente inserido na vida de nossa cidade, Paes fez parte da Banda Aurifulgente, grupo carnavalesco de nossa cidade fundado em 1915. Na época, para pertencer à Banda, havia um requisito: não se podia saber tocar qualquer instrumento... O jornal “Folha da Manhã”, de 1º de março de 1935 dizia que Paes foi o primeiro regente da Banda!
A Igreja Matriz
Paes também criou a bandeira de nossa cidade, que aparece no alto deste blog - venceu concurso estabelecido para sua criação e escreveu para diversas publicações de nossa cidade e da capital. Muito culto, falava inglês, francês e espanhol.
O artista faleceu em 1964 e dá nome à pinacoteca de nossa cidade, instalada no prédio do antigo Grupo Escolar Coronel Siqueira de Moraes e a uma escola situada no Bairro do Retiro.


 Praia das Astúrias, Guaruja  
 A Ponte Torta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário