domingo, 10 de abril de 2016

LITORINA: LIGANDO SÃO PAULO A CAMPINAS COM CONFORTO E SEGURANÇA

A litorina em uma estação entre Jundiaí e S. Paulo
Muitos jundiaienses, que estudaram ou trabalharam em São Paulo e Campinas, ainda se lembram das “litorinas”, trens que ligavam aquelas cidades, com parada em Jundiaí.
Esses trens, de propriedade da EF Santos a Jundiaí eram operados conjuntamente por esta e pela Cia. Paulista, e pretendiam competir diretamente com os serviços de ônibus recém-surgidos que usavam a Via Anhanguera, então recentemente inaugurada.
Tecnicamente chamados TUE (Trens Unidades Elétricos),
Saindo da Estação da Luz (ao fundo, a Estação Júlio Prestes)
eram pintados de marrom, com faixas amarelas. As litorinas eram formadas por um carro-motor (central) e dois carros-reboque; seu peso vazio era de 111,25 toneladas, com potência de 800 HP e podendo acomodar até 198 passageiros sentados em bancos de couro verde e palhinha, a uma velocidade máxima segura de 110 km/h.
Elas foram entregues à E.F. Santos a Jundiaí entre julho e setembro de 1952, permanecendo em serviço por cerca de 30 anos. Foram construídos pela English Electric, tradicional fornecedora de locomotivas para a EFSJ.
As litorinas tinham o apelida de “Gualicho”, um famoso cavalo de corridas da época e que foi o único cavalo da história a vencer os GPs São Paulo e Brasil por dois anos consecutivos, em 1952 e 1953, pilotado por Olavo Rosa. Gualicho quebrou  o recorde dos 3.000 metros nos dois hipódromos, sendo que no prado paulista a marca ainda vigorava em 2015. 
A título de curiosidade, cabe dizer que Gualicho nasceu na Argentina...
O triste fim: sucata em Paranapiacaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário