segunda-feira, 19 de junho de 2023

1903: É FUNDADO O JUNDIAHY FOOTBALL CLUB

Em artigo publicado na Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, edição de agosto de 2021, Guilherme Grandi e Marcelo Roubicek contam que a   primeira tentativa de criação de um time de futebol ligado aos ferroviários da Companhia Paulista alocados no município de Jundiaí, fundamentalmente nas oficinas de construção, reparos e manutenção do material ferroviário, se deu em 1903 por meio do Jundiahy Foot Ball Club.

Segundo os autores, a fundação do clube  aconteceu durante "reunião reunião realizada em frente à locomotiva nº 34, estacionada no pátio de manobras, perto da fundição".

Sua primeira partida foi disputada em 24 de
junho de 1903 contra a Associação Atlética União da Lapa, equipe oriunda do bairro operário da Lapa, da cidade de São Paulo, onde a presença de ferroviários da companhia inglesa São Paulo Railway também era expressiva. 

O jogo foi realizado em um campo no bairro da Barreira, próximo à sede da Companhia Paulista  em Jundiaí; os atletas usaram como vestiário um vagão de trem estacionado nas proximidades do campo onde se realizou a partida. A equipe da Lapa venceu por um a zero. 

A escalação do Jundiahy para esse jogo foi a seguinte: John Normanton; A. Henworthy e T. Scott; G. Hanikel, Curadi e Pacheco; Ribeiro, Rogek, J. Henworthy, Frederico Fuller e Leite; na reserva, J. Simões e A. Simões.

A foto acima lado mostra uma das formações da equipe, não se conhecendo a data em que foi feita.

O Jundiahy Football Club foi extinto em 1908, segundo diz a historiadora   Ana Lucia Duarte Lanna em trabalho que apareceu na publicação  Varia Historia, de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário