domingo, 17 de maio de 2020

A LOJA DO BARATEIRO



Anúncio publicado na edição de 14 de março de 1868 do jornal Diário de S. Paulo informava que na Loja do Barateiro, aqui de nossa cidade, "encontra-se-hão todas a qualidades de fazendas de lei", por preços "mui commodos".

Ficam dúvidas: seriam "fazendas de lei" tecidos de boa qualidade? A Rua Direita era a atual Barão de Jundiaí; o estabelecimento ficava "em frente á cadêa" provavelmente no local hoje ocupado pelo prédio do INSS.

Julio Lyon era o proprietário da loja. Era tetravô de Gean Paes Leme que nos trouxe algumas informações sobre ele: era francês e se casou em 1868 com Leopoldina Maria de Jesus (natural de Campinas). 

Em 1884, residia em Dois Córregos, e havia se casado novamente (Leopoldina morreu nesse meio tempo) com Francisca Pereira de Camargo (natural de Pirassununga) e deve ter vivido por ali até 1889-1900, segundo registros de uma de suas filhas, trisavó de Gean. Julio morreu no Rio de Janeiro em 1912.

A informação sobre a Rua Direita vem de nossa colaboradora Vânia Feitosa Calixtre, que nos lembra também que os nomes antigos das principais ruas do centro de nossa cidade: Rua do Meio (Rua do Rosário), Rua Nova (Senador Fonseca) e Rua Boa Vista (Zacarias de Góes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário