Antenor Soares Gandra nasceu em 10 de fevereiro de 1891. Seus pais eram os proprietários da Fazenda Santa Fé, no distrito da Rocinha, que fez parte de Jundiaí até 1948 quando se emancipou e se transformou no município de Vinhedo.
Ele se destaca na história da cidade por ter sido, além de prefeito, médico e um cidadão muito atuante.
Formou-se em medicina no Rio de Janeiro em 1914 e veio trabalhar em nossa cidade; em 1916 casou-se com Maria Celeste Ribeiro Gandra - tiveram quatro filhos, todos nascidos em Jundiaí.
Como médico, prestou relevantes serviços a Jundiaí, tendo exercido inúmeros cargos, dentre os quais a Chefia do Serviço Sanitário Municipal, onde se destacou pelas prontas medidas adotadas na luta contra a Gripe Espanhola, epidemia que assolou o município e o mundo em 1918/1919.
Participou da Revolução Constitucionalista de 1932, da qual foi um dos líderes em nossa cidade - é o soldado ajoelhado, à esquerda.
Teve grande projeção no cenário político, tendo exercido o cargo de prefeito por duas vezes, nos anos 1930, com grandes realizações. Deixando a prefeitura, foi eleito deputado estadual, continuando a trabalhar por nossa cidade.
Em 1936 transferiu sua residência para São Paulo, tendo ajudado a criar e trabalhado no Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina.
Faleceu na capital em 18 de maio de 1946, aos 55 anos, tendo sido sepultado no Cemitério São Paulo.
Em Jundiaí, como homenagem a esse importante personagem, seu nome é dado à Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra, uma das mais tradicionais de nossa cidade.
Em Jundiaí, como homenagem a esse importante personagem, seu nome é dado à Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra, uma das mais tradicionais de nossa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário