segunda-feira, 23 de março de 2020

AS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS NA JUNDIAÍ DE 1939.

Nesses tempos de pandemia vale a pena relembrar os casos de doenças transmissíveis registradas pelo Centro de Saúde de nossa cidade em dezembro de 1939, conforme relatava O Estado de S. Paulo em sua edição de 10 de janeiro de 1940.

Foram 15 casos, sendo 9 de Febre Tifoide, que é uma doença bacteriana aguda, causada pela Salmonella enterica sorotipo Typhi, de distribuição mundial. 

A doença está diretamente associada a baixos níveis socioeconômicos, principalmente em regiões com precárias condições de saneamento básico, higiene pessoal e ambiental. Se não tratada adequadamente, a Febre Tifoide pode matar - pessoas de minha família morreram nos anos 1910/1920 aqui em Jundiaí, onde praticamente não existiam esgotos.

Nesse contexto, a Febre Tifoide está praticamente eliminada de países onde esses problemas foram superados. No Brasil, a doença ocorre sob a forma endêmica em regiões isoladas, com algumas epidemias onde as condições de vida são mais precárias, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. 

Uma curiosidade: na época, o Centro de Saúde ficava na Rua do Rosário, 27; pela numeração, provavelmente ficava ao lado do antigo quartel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário