sábado, 18 de novembro de 2017

WALTER JOHN HAMMOND - UMA PERSONAGEM POUCO CONHECIDA EM NOSSA CIDADE

A primeira locomotiva da Paulista
Walter John Hammond nasceu na Inglaterra, mais precisamente em  Ashford, Kent, em 21 de janeiro de 1849.

Chegou a Jundiaí em 1871, para trabalhar como engenheiro na Companhia Paulista de Estradas de Ferro;  poucos anos depois  assumiu uma gerência naquela empresa. 

A Paulista tinha interesse na navegação do Rio Mogi Guaçu, para conexão de localidades situadas às suas margens à ferrovia. Hammond trabalhou nesse projeto, tendo suas realizações sido reconhecidas por Dom Pedro II, que o condecorou com a Ordem da Rosa, uma importante honraria.

Era famoso por suas preocupações com a melhoria das condições sociais dos trabalhadores e por sua luta contra a escravatura - levava a sério as regras vigentes na época, que previam que escravos ao adentrarem nas terras concedidas à ferrovia tornavam-se propriedade da mesma e não podiam mais serem capturados, o que na prática significava liberdade. 

Após 21 anos no Brasil, retornou à Inglaterra,  passando a viver em  Knockholt, próximo a  Sevenoaks, Kent. Tornou-se diretor de várias empresas, entre as quais a São Paulo Railway - SPR, futura Santos a Jundiaí e da Amazon Steam Navigation Co. - a serviço dessa empresa, subiu o Rio Amazonas até o Peru.  


Tenente Leonard Hammond
Capitão Paul Hammond
Casado com Lucy Hammond, teve três filhos nascidos em Jundiaí que lutaram pela Inglaterra na 1ª Guerra Mundial, na qual os dois mais velhos, Paul e Leonard, morreram em 1916.

Walter Hammond morreu em sua casa em Knockholt em 11 de agosto de 1916, certamente muito abalado pela morte dos filhos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário