quinta-feira, 9 de novembro de 2017

O HOTEL DA ESTAÇÃO DE JUNDIAHY

Em junho de 1887 o jornal "Imprensa Ytuana" publicava um anúncio do "Hotel da Estação de Jundiahy", de propriedade de Rappa & Barretini.

Afirmava servir almoço e jantar a qualquer hora, contando com um "perito cozinheiro". O anúncio informava receber da Itália "todas as qualidades de vinho", um "de pasto", certamente o vinho da casa, e um "Aleático Toscano", produzido com uma uva que, ao que parece, é uma mutação do moscato nero toscano, que permite produzir vinhos de muito boa qualidade, na classificação italiana, DOC - Denominazione di Origine Controllata, que indica o local onde as uvas utilizadas foram cultivadas.

Falava de diversos produtos disponíveis, inclusive dos queijos Parmesão e Romano - este parece ser o Pecorino, queijo   feito com leite de ovelha, duro, compacto e salgado, com sabor forte. O Pecorino é parecido com o Parmesão, que é feito com leite de vaca. 

Em post anterior, dissemos que o jornal Correio Paulistano publicara em sua edição de 3 de março de 1872, um anúncio do "Hotel do Commercio", em nossa cidade, vizinho à Estação Ferroviária. Seria o mesmo estabelecimento? Provavelmente, sim. 

A foto abaixo, do acervo do Prof. Maurício Ferreira, mostra a plataforma da Estação em 1893, aparecendo a tabuleta falando da conexão com a Ituana, razão pela qual o anúncio foi publicado no jornal daquela cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário