domingo, 24 de setembro de 2017

NATALINO CARIFFI: A MORTE TRÁGICA DE UM PILOTO JUNDIAIENSE

Em 25 de outubro de 1940, comemorava-se no Rio de Janeiro a Semana da Asa. Vários eventos aconteceram, exibições, competições, etc., boa parte deles acontecendo no aeroporto de Manguinhos, que funcionou de 1936 a 1961 em área  onde hoje existe a Vila do João, uma das comunidades do Complexo da Maré. 

As comemorações foram marcadas por uma tragédia:  dois aviões se chocaram a cerca de 20 metros de altura, caindo sobre a pista. Duas pessoas ficaram feridas e um dos pilotos morreu logo após ser retirado dos destroços; era Natalino Cariffi, natural de nossa cidade. Cariffi pilotava um Muniz, que foi o primeiro avião fabricado em série no Brasil (foto ao lado).

Cariffi nasceu em Jundiaí em 1907, era casado, tinha quatro filhos e era funcionário da Prefeitura de Santo André, onde residia e foi sepultado - há incorreções quanto ao seu local de residência e de trabalho na notícia ao lado, publicada pelo jornal "O Imparcial", do Rio de Janeiro. Tinha brevê há cerca de 4 anos, com mais de mil horas de voo, e era considerado um excelente piloto, inclusive tendo concluído um curso de monitor no Aeroclube do Brasil, do Rio de Janeiro. Entusiasta da aviação, participara em meados de 1940 de uma revoada, que levou dezenas de aviões de São Paulo a São Pedro.

Foi sepultado em Santo André e seu nome é dado a uma rua do centro de nossa cidade, que liga a Secundino Veiga à Conde de Monsanto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário