segunda-feira, 29 de maio de 2017

HÁ 80 ANOS O TRÂNSITO DE JUNDIAÍ JÁ MATAVA GENTE

É comum pensarmos que acidentes de trânsito são coisas dos tempos atuais. Mas notícias como as publicadas pela Folha da Manhã de 1937 mostram que isso não é bem verdade: naquele dia, o jornal noticiava dois acidentes, um deles com morte. 
No primeiro deles, Ottoni Guimarães Fernandes, agrônomo funcionário do governo estadual, descia pela Rua São Bento, quando os freios de seu carro falharam, fazendo com que o mesmo colidisse com a porta de uma farmácia, situada na esquina dessa rua com a então Capitão Damásio, hoje Marechal Deodoro.

Felizmente não houve vítimas. A curiosidade é que o motorista dirigia-se a Campinas - certamente iria pegar a Rodovia Geraldo Dias - ainda não existiam Anhanguera e Bandeirantes.  Ottoni (foto ao lado) foi um dos responsáveis pela introdução da cultura da uva Itália em nosso país em 1936; essa uva começou a ser cultivada na fazenda Pinheirinho, em nossa cidade, cujos proprietários eram os irmãos Arthur e Cândido Mojola; a fazenda fica (ou ficava) na estrada de Itatiba, distante cerca de oito quilômetros de Jundiaí. Essa uva começou a ser cultivada na Itália, região do Piemonte, em 1927.

O outro caso foi mais trágico: um carroceiro trafegava pelo bairro da Barreira quando seus cavalos espantaram-se, fazendo-o cair "sobre uma das rodas da carroça", tendo morte instantânea. Fica uma dúvida: teria caído sobre a roda ou sob a roda????

Nenhum comentário:

Postar um comentário