quinta-feira, 11 de agosto de 2016

PORCELANA SÃO PEDRO - PRODUZINDO ARTE EM JUNDIAÍ

Porcelana São Pedro, fundada em 14 de junho de 1944,  situava-se em área onde hoje ficam a loja da Coopercica e o conjunto residencial Parque das Flores, na região do Jardim Cica; ocupava uma área de 25.000 m2. com 3.000 m2 de área construída. O acesso a ela dava-se por uma pequena travessa da Rua Cica, chamada Arthur Germano Fehr, que aparece na foto acima. Tinha escritório em São Paulo, à Rua Barão de Itapetininga, 273 - 6o. andar. 

Seu diretor presidente era João Ferrara (que dá nome a uma rua do bairro); os demais diretores,   Agadir Lemes Ferrara, Felício Paulo dos Santos e Vicente João dos Santos.

Além de jogos de chá e café e outros utensílios domésticos, fabricava peças decorativas, muitas das quais pintadas à mão, com filetes de ouro e que hoje são cobiçadas por colecionadores.

O jornal "O Correio Paulistano", em sua edição de 18 de junho de 1948 trazia uma matéria  relatando a visita de um de seus repórteres à São Pedro, que dizia "Antes de penetrar na sala-exposição, pensávamos encontrar produtos rústicos e comuns, desses artigos que não passam de imitação grotesca de verdadeiros  trabalhos   de boa qualidade e arte.

Não foi decepção o que vimos. Foi uma verdadeira revelação. Sentimo-nos como se estivéssemos diante duma vitrina de loja de objetos de artes de rua elegante da capital.



Os nossos olhares desfilavam diante dos aparelhos de chá e de café decorados e com frisos de ouro e decalco. Jogos de salada e saladeiras artísticos. Vasos finos e pintados com flores de tons diversos.


E dos "bibelots" o que dizer?  Esses "bibelots" que ornamentam todos os cantos
de casa de gosto. As formas mais variadas e os motivos mais interessantes, aves, cães, gatos, gansos, passarinhos, coelhos, elefantes, patos, anjinhos, cavaleiros, bébés, crianças, andaluzas com saia-balão e até Pierrots com suas violas.

Tudo em porcelana de boa qualidade. Tudo denota finura e ambiente agradável"

A confirmação do que disse o jornal está em página do site "Porcelana Brasil", que mostra algumas peças produzidas pela S. Pedro, mais uma indústria que se foi e deixou saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário