quinta-feira, 21 de julho de 2016

ALBA ROSSA - UM JORNAL ANARQUISTA

O primeiro número do  semanário "Alba Rossa" (Aurora Vermelha) circulou em 10 de maio de 1919.

Escrito em italiano  era voltado ao grande número de italianos recém chegados ao Brasil; seus editores apresentavam-se como anarquistas, defendendo os ideais comunistas que estavam sendo implantados pela Revolução Soviética. Ironicamente, comunistas e anarquistas tornaram-se inimigos mortais (literalmente) depois de alguns anos - na Guerra Civil espanhola dedicaram-se alegremente a massacrar uns aos outros, facilitando a vitória das tropas de Franco.

O jornal era dirigido por Silvio Antonelli, um operário da construção civil; o recorte ao lado, da primeira edição, relaciona o grupo que editava o jornal e dá uma ideia do tom da publicação.

O jornal trazia comentários acerca de uma greve que estava acontecendo em várias partes do país - a greve continuava em Sorocaba com a ocorrência de conflitos entre grevistas e polícia. Conforme recorte abaixo, o jornal dizia que em Jundiaí, Campinas e Poços de Caldas a greve continuava de forma mais pacífica - com fina ironia, afirmava que "a polícia, ao que parece, não se mostrava à altura da situação. Ainda não havia matado nenhum menino..."!

Nenhum comentário:

Postar um comentário