segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

A CASA DE SAÚDE FRATELLANZA ITALIANA EM 1932

A Fratellanza (Irmandade, em italiano), era uma sociedade assistencial constituída por imigrantes italianos que acabou construindo um hospital, ao que parece, inaugurado em 1924; a foto ao lado mostra a fachada do prédio em 1950. O prédio hoje abriga o Hospital Regional e outras unidades voltadas à saúde. 

Um dos líderes da comunidade italiana e dos maiores responsáveis pela criação do hospital foi o Dr. Domingos Anastácio; após seu falecimento, em 1938, o hospital passou a ser chamado Casa de Saúde Dr. Domingos Anastácio. 

O jornal Folha da Manhã, de 1º de julho de 1932 trazia  um anúncio  informando os exames e tratamentos que ali poderiam ser feitos - segundo o anúncio,  tratava-se de "um hospital moderno, situado no mais saudável ponto de Jundiahy, com panorama encantador". 

Segundo o anúncio, quatro médicos atendiam no hospital e na mesma edição do jornal apareciam pequenos anúncios de três deles, um dos quais, Antenor Soares Gandra, o diretor clínico do hospital, foi mais tarde prefeito de Jundiaí; além de parteiro, o Dr. Gandra era "médico-operador e cirurgião" - qual seria a diferença entre essas especialidades? 

De Clóvis de Sá e Benevides, já falamos em outro post; também era mencionado Benedicto Ferraz - ambos médicos da Caixa de Aposentadorias e Pensões da Companhia Paulista, da qual o último era chefe da clínica; era também médico de "creanças". 


Realmente, uma visão interessante da saúde em nossa cidade no início dos anos 1930.





Nenhum comentário:

Postar um comentário