segunda-feira, 22 de abril de 2019

UM ATENTADO CONTRA A PAULISTA

Em sua edição de 4 de julho de 1875, o jornal Gazeta de Campinas publicou anúncio da então Estrada de Ferro Jundiahy a Campinas,  oferecendo uma recompensa de cem mil réis a quem denunciasse os autores de um ato de vandalismo praticado contra a Estrada.  

Segundo o anúncio, haviam sido arrancados dois postes que sustentavam as linhas do telégrafo, que foram colocados sobre os trilhos juntamente com algumas pedras; o objetivo seria descarrilhar o trem que saíra de Jundiaí às 16:20 - caso isso acontecesse, poderia ter havido um desastre de grandes proporções. 

Ainda segundo o anúncio, o obstáculo teria ocorrido entre os quilômetros 42 e 43 da linha, "perto da capelinha de Santa Cruz". Esse local provavelmente ficava perto de Campinas, mas seria interessante se pudéssemos ter um pouco mais de certeza a respeito. Também não temos informações se os vândalos foram encontrados. 

A recompensa não era muito grande, como se pode ver na tabela de preços de passagens anunciada na fase de prolongamento da linha da Paulista até Rio Claro - em setembro de 1875, uma passagem de ida e volta de Campinas a Santa Bárbara, em 1ª classe, custava 5$140 (cinco mil, cento e quarenta réis), menos de 5% do valor da recompensa - e a viagem era curta, 1 hora e 38 minutos...







Nenhum comentário:

Postar um comentário