quarta-feira, 3 de abril de 2019

O HOTEL DA ESTAÇÃO INGLEZA


O jornal A Cidade de Ytú, em sua edição de 12 de outubro de 1903 publicava um anúncio do Hotel da Estação Ingleza, que ficava próximo à estação ferroviária de nossa cidade,  convidando os passageiros que viajavam de Itu para São Paulo ou em sentido contrário, a almoçar no referido hotel, que havia sido recentemente reaberto. Havia uma baldeação (troca de trem) em nossa cidade, pois a ligação entre Jundiaí e Itu era feita pela Companhia Ytuana e entre Jundiaí e São Paulo pela SPR (São Paulo Railway), que pertencia a ingleses, razão do nome dado à estação.

Mais tarde a Ytuana transformou-se em Sorocabana, antes de ser extinta. A SPR transformou-se em Santos a Jundiaí e hoje é CPTM. 

Provavelmente o hotel funcionava no mesmo prédio que abrigara o Hotel do Commercio e mais tarde o hotel de Rappa & Barretini, de que já falamos em outros posts.

Até há não muito tempo atrás, havia próximo à estação um prédio que serviu como hotel de alta rotatividade e anteriormente como sede do antigo GEVA - Ginásio Estadual de Vila Arens - não sabemos se se trata do mesmo prédio que abrigou os hotéis antigos - a foto abaixo, do acervo do Prof. Maurício Ferreira, mostra foto do prédio logo após a instalação do GEVA (cerca de 1963). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário