sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

O PROFESSOR FRANCISCO NAPOLEÃO MAIA: UM INTELECTUAL

Em junho de 1959 o então deputado José Romeiro  Pereira apresentou projeto de lei dando o nome de Prof. Francisco Napoleão Maia ao Grupo Escolar de Vila Rami. 

O projeto continha uma sucinta biografia do Prof Napoleão Maia, trazendo alguns fatos interessantes: o Professor era natural de Bragança Paulista, onde nasceu em 1859 (algumas fontes falam em 1860); em 1885, logo depois de formado pela Escola Normal de São Paulo, foi nomeado para a escola rural do Bairro dos Passarinhos - o atual município de Vinhedo. Em 1889 foi diretor do então Grupo Escolar Cel. Siqueira de Moraes. Cursou Direito até o 3º ano, precisando deixar o curso por falta de recursos financeiros.

Além de professor, teve uma atuação importante na vida de nossa cidade, tendo sido um dos fundadores do Hospital São Vicente e da Conferência Vicentina Nossa Senhora do Desterro. 

Era também músico, pianista e compositor, sendo o autor de diversos hinos escolares e sacros. À época em que era  diretor do Grupo Escolar “José Alvim”, em Atibaia, ali regeu a Banda União da Mocidade. 

Com sua primeira esposa, Deolinda, teve seis filhos, dentre os quais a Prof. Maria José Maia de Toledo, que dá nome a uma escola de nossa cidade. Viúvo, casou-se com uma irmã de Deolinda, Ana, com quem não teve filhos. 

Lembramo-nos que, na virada dos anos 1950/60, os alunos do Grupo da Vila Rami usavam como uniforme uma calça ou saia azul marinho e uma camisa branca, onde eram bordadas também em azul marinho, as letras "FNM" - isso era motivo de brincadeira entre as crianças, que faziam piada com a expressão "fenemê", que fazia referência aos caminhões FNM que eram os maiores fabricados no Brasil.

O Prof. Maia faleceu em nossa cidade em 10 de maio de 1949. Até o fim de sua vida esteve ativo fisicamente, cuidando de suas flores, e intelectualmente, lendo muito, inclusive em inglês e latim e, curiosamente, conversando em alemão com seu leiteiro...

A foto do Prof. Maia que ilustra este post foi obtida graças aos esforços das Professoras  Érica Cristina Rodrigues da Silva, Kátia Aparecida da Silva (respectivamente Vice Diretora e Coordenadora da atual EE Prof. Francisco Napoleão Maia) e Vanisa Franciscato, Assessora da Diretoria de Ensino da Região de Jundiaí.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário