Nelson Foot nasceu em nossa cidade no dia 29 de maio de 1908, filho de pais ingleses, Alfred Foot e Amy Tinson Foot; foi professor, filólogo, historiador, articulista e poeta.
Na infância cursou o Ginásio José Bonifácio, localizado na esquina das ruas Prudente de Moraes e Cel. Siqueira de Moraes, e pertencente ao professor Giácomo Ítria. Posteriormente estudou no Colégio D. Pedro II, localizado na rua do Rosário no local onde depois foi construído o Grande Hotel; essa escola era de propriedade do professor João Luiz de Campos.
Autodidata, dotado de grande cultura, Nelson Foot trabalhou em muitas escolas: na Escola Normal de Santa Rita do Passa Quatro foi diretor além de lecionar latim, português e inglês. Em Jundiaí foi professor de português e de inglês na Escola de Comércio Prof. Luiz Rosa, e de latim, inglês e francês em colégio da rede estadual.
Mas na área educacional sua maior obra foi o SENAI, que dirigiu desde sua implantação em 1944 até 1969, quando foi sucedido por outro ilustre professor: Waldemir Savoy. Trabalhou também na Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
Participou intensamente da vida cultural de nossa cidade, escrevendo, organizando eventos etc. A foto ao lado mostra-o em jantar em homenagem ao Dr. José Romeiro Pereira, de quem já falamos em outro post - o Prof. Foot é o primeiro à direita. Lutou pela instalação em nossa cidade de instituições como a Faculdade de Medicina de Jundiaí, Escola Técnica Estadual Arquiteto Vasco Antonio Venchiarutti e Museu Histórico e Cultural.
Faleceu em em 20 de janeiro de 1984; seu nome foi dado à Biblioteca Municipal que hoje funciona no Complexo Argos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário