terça-feira, 8 de março de 2016

JOSÉ ROMEIRO PEREIRA

José Romeiro Pereira, nascido em nossa cidade em 17/12/1914, era filho do coronel Boaventura Pereira Neto e de Da. Josefina Romeiro. Fez o curso primário no antigo Colégio Florence, em Jundiaí, concluiu o secundário no Ginásio São Joaquim, em Lorena e ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. 
Participou da Revolução de 32, tendo servido no batalhão Borba Gato, constituído principalmente por estudantes; a foto abaixo mostra estudantes montando guarda à porta da Faculade, logo nos primeiros dias da revolução.  
Na Faculdade, destacou-se  orador oficial do Centro Acadêmico XI de Agosto, função que exerceu  também  na colação de grau de sua turma. Ainda na São Francisco, dirigiu a revista “O Progressista”; graduado, colaborou na “Revista Judiciária” e em praticamente todos os jornais de Jundiaí.
Foi também professor, tendo lecionado  Sociologia na antiga Escola Normal Livre de Jundiaí, Economia no Colégio Universitário  anexo à Faculdade de Direito de São Paulo, Direito Social na própria São Francisco (como assistente do professor Cesarino Júnior),  Direito Administrativo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Economia Política na Faculdade de Sociologia de São Paulo.
Como político,  em 1936 foi vereador à nossa Câmara Municipal, vindo a tornar-se prefeito da cidade  em dezembro de 1945, por nomeação do interventor estadual Carlos de Macedo Soares. Prefeito, suas principais realizações foram a reabertura do Parque Infantil da Praça da Bandeira, a pavimentação de inúmeras ruas da cidade e a vinda do Corpo de Bombeiros para nossa cidade, tornada urgente por um grande incêndio ocorrido, ao que parece, no pátio da Cia. Paulista.
Após deixar a Prefeitura em 1947, foi eleito Deputado Estadual; reelegeu-se em 1951 e, no final do seu mandato, em 1954, foi nomeado pelo governador Lucas Nogueira Garcez para chefiar três Secretarias de Estado: a de Governo, a Saúde e Educação. Nesse período, graças à sua atuação, Jundiaí viu expandirem-se ou serem criadas diversas escolas, entre as quais os grupos escolares Francisco Napoleão Maia e Francisco Monlevade e as então escolas primárias da Vila Rio Branco, do Caxambu e da Fábrica São Jorge, além de escolas mistas na Ponte de São João e na Cerâmica Japi.
Mais tarde, seu nome foi dado ao antigo Ginásio Estadual de Vila Arens (GEVA), situado nos altos de Vila Arens. Sempre muito envolvido com nossa cidade, foi um dos fundadores (1941) e presidente do Rotary Club de Jundiaí.
Faleceu prematuramente em 26/10/1961, tendo seu enterro sido acompanhado por uma multidão. Nessa ocasião, ocorreu um fato extraordinário: a  Ordem dos Advogados do Brasil indicara  um de seus membros,  o Dr. Peruche, tido como um dos melhores oradores do Estado para fazer o discurso fúnebre. Ao terminar o discurso, Peruche colocou a mão no peito e caiu morto, vítima de  um enfarte fulminante. Agora eram dois os cadáveres, o homenageante e o homenageado. Comoção intensa envolveu os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário