domingo, 29 de julho de 2018

CASA INDEPENDÊNCIA - UMA LOJA QUE DEIXOU SAUDADE


A Casa Independência foi uma tradicional casa comercial de nossa cidade,  fundada em setembro de 1922 por Nicolau Carderelli.

O anúncio ao lado,  dos anos 1930, publicado pela revista Sultana que era editada em nossa cidade, mostra um pouco do que era vendido pela Independência: roupas, calçados, tecidos, "chapéos", armarinhos, perfumaria etc. Muito interessante a informação de que o atendimento poderia ser feito em outros idiomas; não devia ser um atendimento muito eficiente, pois as menções a todos os idiomas estão erradas, em especial o "Esplek Inglis"... Mas valia a tentativa - a foto da fachada, que abre este post, mostra como Carderelli era agressivo em termos de propaganda: falava em "grande queima", "tudo pelo preço de custo", "preços fixos" etc...

A loja situava-se na esquina da Rua Barão de Jundiaí com a então Praça Independência, hoje Praça Gov. Pedro de Toledo (a mudança de nome da praça foi objeto de outro post).  O imóvel original foi demolido e no terreno foi construído aquele que foi considerado o primeiro grande prédio da cidade, o Edifício Carderelli, que tem como autor do projeto o arquiteto Vasco Antonio Venchiarutti, e na construção teve também a participação do construtor Giácomo Venchiarutti e do engenheiro Odil Campos Saes - a foto acima é da época da inauguração do edifício. 

De estilo modernista foi inaugurado em 1950; com quatro andares e elevador, foi considerado, na época, um verdadeiro "arranha-céu" no centro da cidade. O edifício, originalmente de uso residencial, hoje abriga escritórios e consultórios médicos. O prédio, que  mantém o nome do antigo proprietário, Nicolau Carderelli, hoje tem o pavimento térreo ocupado por uma loja de calçados. 

A Casa Independência, depois de deixar seu endereço original, ocupou um espaço na Rua Barão de Jundiaí, como mostra a foto abaixo, dos anos 1980, com a seta vermelha apontando a loja. 










  

Nenhum comentário:

Postar um comentário