sábado, 17 de junho de 2017

1917: ANARQUISTAS EM JUNDIAÍ

De forma bem simplificada, pode-se dizer que o Anarquismo é uma ideologia  que se opõe à todo tipo de hierarquia ou dominação, seja ela política, econômica, social ou cultural. Assim, opõe-se ao Estado, ao capitalismo, às instituições religiosas etc. Pretende uma sociedade libertária baseada na autogestão, cooperação e  ajuda mútua, com os indivíduos podendo associar-se livremente. 

Nasceu na Europa em meados do século XIX; seus partidários tentaram implanta-lo de diversas formas, inclusive com o uso de extrema violência, o que acabou contribuindo para que seja irrelevante na atualidade.




O "Guerra Sociale" era um jornal anarquista publicado em São Paulo no início do século passado - a imagem acima mostra uma edição do mesmo, de cem anos atrás. O jornal era escrito parte em italiano (o anarquismo chegou até aqui principalmente com imigrantes italianos) e parte em português. Na capital existiam outros jornais que seguiam a mesma ideologia,  o "A Plebe" e o "Alba Rossa", de que já falamos neste blog.

O "Guerra Sociale" batia-se violentamente contra o trabalho infantil, que era disseminado à época. Na edição objeto deste post, os editores do jornal pediam aos simpatizantes residentes em nossa cidade e redondezas que denunciassem casos do tipo, mas alertavam que não bastavam informações genéricas, eram necessários mais dados sobre os pequenos trabalhadores, como nome, idade, salário e trabalho executado - dizia o jornal que coletar essas informações era um trabalho enfadonho, mas que apenas assim seria possível combater eficiente esse mal.

A mesma edição do jornal informava que o anarquista Quaglierici informava o nascimento de seu filho, a quem dera o nome de "Comunardo"! A palavra remetia à Comuna de Paris, movimento que levou os anarquistas a governarem aquela cidade durante alguns meses de 1871; o movimento foi esmagado de forma extremamente violenta pelo governo francês. O jornal dizia que o menino era um "bel maschiotto" (belo machinho) e deixava seus votos no sentido de que ele pudesse crescer em uma comuna...







Nenhum comentário:

Postar um comentário