terça-feira, 27 de junho de 2017

REVOLUÇÃO DE 32: JUNDIAÍ BOMBARDEADA PELA AVIAÇÃO



A Revolução de 32 estava em andamento e a  Folha da Manhã de 17 de setembro de 1932 noticiava que um avião da ditadura Vargas bombardeara nossa cidade na manhã do dia anterior. A Folha da Noite de 20 de setembro comentou o assunto.

A notícia foi dada em tom leve, quase de brincadeira - ainda não se pensava nos terríveis efeitos de um bombardeio aéreo, o que só foi possível fazer depois que aviões nazistas praticamente destruíram a cidade espanhola de Guernica em 1937, durante a guerra civil que assolou aquele país - morreram cerca de 400 pessoas. 

O jornal afirma que o avião voava muito alto, como se estivesse tentando reconhecer a área, e que as pessoas saíram às ruas para acompanhar os acontecimentos.

Boeing F-4B4, um dos aviões utilizados pela ditadura Vargas
Ao final, o avião atirou algumas bombas e disparou algumas rajadas de metralhadora, que "molestaram os tomateiros" e arrancaram uma touceira de bambu de uma chácara da região da Ponte de São João, ainda segundo o jornal. 

Não sabemos se se trata do mesmo evento, mas pessoa que vivia em nossa cidade à época, diz que, naquela área da cidade,  uma criança perdeu a mão ao tocar uma bomba que não explodira e fora atirada por um avião getulista. 


2 comentários: