quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

A UVA EM JUNDIAÍ E SUAS PRIMEIRAS FESTAS


O jornal Jundiaqui publicou recentemente uma matéria muito interessante sobre a cultura da uva em nossa cidade - documentos disponíveis dão conta que em 1669 já se negociava vinho por aqui - a primeira Festa da Uva aconteceu em 1934.

A chegada dos imigrantes italianos fez com que a cultura da uva crescesse por aqui, especialmente com a plantação da uva Isabel, em fins do século XIX. Plantava-se também a  Niagara Branca, de origem americana, que gerou a Niagara Rosada a partir de 1933, resultado de uma mutação genética espontânea, que aconteceu na região do Traviú. Essa variedade fez tanto sucesso que incentivou nova plantações, levando Jundiaí atualmente a produzir cerca de 25.000 toneladas em aproximadamente 700 propriedades rurais. São cerca de 10 milhões de videiras, com predominância da Niagara Rosada, embora se produzam uvas finas como Itália, Rubi, Benitaka, Brasil, Patrícia e Maria. Alguns agricultores produzem vinhos artesanais a partir de variedades como  Niagara Branca, Máximo, Isabel, Bordô e Madalena.

Na esteira desse sucesso surgiu a Festa da Uva em 1934, atraindo cerca de cem mil pessoas, tendo acontecido no centro da cidade, com a exposição de uvas e outras atividades, como a exposição viti-vinícola, acontecendo no então Mercado Municipal, hoje Sala Glória Rocha, como mostra a foto. Carros de bois,   automóveis e cordões carnavalescos se misturaram à multidão nas ruas do centro - a festa foi amplamente noticiada pelos jornais da capital.  

A segunda festa aconteceu em 1938,no Largo Santa Cruz; por conta da 2ª Guerra Mundial, a festa foi interrompida e só retornou em 1947. A partir de 1953, passou a ser realizada no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva que foi inaugurado em 1953, na gestão do do prefeito Luiz Latorre, que teve a assessoria do arquiteto e prefeito anterior, Vasco Venchiarutti. O parque sofreu uma grande reforma em 2004. 

Em 1938, uvas de Jundiaí já eram vendidas no Rio de Janeiro - a foto mostra o primeiro desembarque de nossas futas na então capital do país; aparecem na foto (ao final do post), entre outros, Egydio Condini, João Carbonari Junior, Isaac Carbonari, Américo Caniato, Waldomiro Bruneli e Alfredo Carbonari - muitas dessas famílias ainda cultivam a uva. Segundo relata o professor Francisco Carbonari, a venda das uvas aconteceu no centro do Rio, na Praça Tiradentes - o caminhão  foi cedido aos jundiaienses pelo então ministro da agricultura Fernando Costa; as uvas foram até a capital de trem, provavelmente.

Note-se que o caminhão era movido a gasogênio, gás obtido por meio da queima de carvão, que passou a ser utilizado em função do racionamento de petróleo, que acontecia em razão da proximidade da guerra. O carvão era queimado no tubo situado ao lado da cabine do veículo. 
Nos bairros Bom Jardim, Poste, Traviú, Engordadouro, Fernandes, Corrupira, Toca, Roseira, Caxambu, Mato Dentro, São José e Champirra concentra-se nossa produção de uvas.



http://www.jundiaqui.com.br/?p=102708


http://www.jundiaqui.com.br/?p=102708

Nenhum comentário:

Postar um comentário