sábado, 28 de maio de 2016

1935: GUIOMAR NOVAES, A MAIOR PIANISTA BRASILEIRA, VISITA JUNDIAÍ

Guiomar em 1939: "a mais famosa pianista do mundo"
Guiomar Novaes (1894-1979) foi, sem dúvida, a maior pianista brasileira. Nascida em São João da Boa Vista era a 17ª de 19 irmãos. 
Desde os seis anos de idade passou ater aulas de piano, mostrando extraordinária habilidade. Foi vizinha de Monteiro Lobato, a quem inspirou para criar a personagem Narizinho, a "menina do nariz arrebitado" do Sítio do Picapau Amarelo.
Mais tarde teve aulas com Luigi Chiaffarelli, um importante professor italiano, considerado o responsável pelo seu desenvolvimento artístico. Chiaffarelli também foi professor de inúmeros pianistas que alcançaram fama no país e no exterior- hoje dá nome a uma rua nos Jardins, em S. Paulo.. 
Em 1902, com oito anos, Guiomar Novaes apresentou-se publicamente pela primeira vez. Em 1909, com o auxílio do Governo do Estado de São Paulo, foi estudar em Paris.
Ao desembarcar na França, Guiomar foi convidada para visitar uma compatriota que desejava ouvi-la: era a Princesa Isabel, também pianista, que vivia exilada próximo a Versalhes.   
Na capital francesa, Guiomar inscreveu-se para prestar provas no Conservatório de Paris; havia 331 candidatos para doze vagas - Guiomar foi a primeira colocada; na comissão julgadora, estavam músicos como Claude Debussy. Graduou-se dois anos depois, também em primeiro lugar.
Fez muito sucesso em todo mundo; sempre ligada à cultura, participou da Semana de Arte Moderna; casou-se com Octavio Pinto, com quem teve dois filhos.  
Tocou para personagens importantes da cena internacional, como o Presidente Roosevelt e a Rainha Elizabeth.
Mas também veio a Jundiai: em 20 de abril
Folha da Manhã, 24/4/1935
de 1935, um sábado de Aleluia, apresentou-se no Politeama, num concerto em benefício da "Casa da Creança". Ao final do concerto, recebeu uma "corbeille" de uma das crianças atendidas pela Casa; na entrada do Politeama foi colocada uma placa de bronze marcando a visita (será que ainda existe?).
O Prefeito Gandra
Guiomar foi saudada pelo prefeito, o Dr. Antenor Soares Gandra, que ofereceu a ela e aos seus familiares um "lunch" em sua residência.
Pernoitou em Jundiaí e no dia seguinte visitou a instituição e outros pontos da cidade. Surpreende o fato de que há mais de 80 anos nossa cidade recebesse uma artista desse porte. 






    Nenhum comentário:

    Postar um comentário